Bancada do Norte se reúne com Alexandre Padilha para tratar de UBS, ambulanchas e atenção indígena; Sidney Leite disse que “O Norte precisa de um olhar diferenciado”
Deputados e deputada do Amapá, Rondônia, Pará e Roraima estiveram no evento
Publicado em
(Brasília-DF, 16/07/2025) Em mais uma agenda antes da chegada do recesso parlamentar de julho, o deputado Sidney Leite (PSD-AM), organizou uma reunião de um grupo de membros da Bancada do Norte com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Participaram da reunião, também, a deputada Silvia Cristina (Progressistas-RO), Airton Faleiro (PT-PA), Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), Stélio Dener (Republicanos-RR) e Henderson Pinto (MDB-PA).
Entre os temas discutidos estiveram o reforço de financiamento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliação e custeio de ambulanchas — embarcações adaptadas para atendimento em comunidades ribeirinhas —, atenção à saúde indígena e a necessidade de regularização dos repasses do bloco da Média e Alta Complexidade (MAC), fundamental para o funcionamento de hospitais e serviços especializados.
A agenda foi construída com apoio de parlamentares da região e busca fortalecer a presença do SUS em áreas urbanas e remotas da Amazônia. Segundo Sidney Leite, o diálogo com o ministério é essencial para garantir respostas concretas às especificidades da Região Norte.
“O Norte precisa de um olhar diferenciado. Temos realidades logísticas e sociais que exigem soluções próprias, como o uso das ambulanchas. Precisamos assegurar o custeio dessas estruturas e ampliar a presença da saúde pública nas comunidades indígenas e ribeirinhas”, destacou o parlamentar.
O Ministério da Saúde se comprometeu a analisar todas as propostas apresentadas e confirmou que uma nova reunião sobre o tema deve ocorrer no próximo dia 19 de agosto.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)