31 de julho de 2025
ECONOMIA

Bancada do Norte, por conta da atuação durante crises de vazantes, homenageia Robinson Barreirinhas

Durante os períodos críticos de estiagem, quando rios chegaram a níveis historicamente baixos, o secretário atuou com sensibilidade institucional e celeridade na liberação alfandegária de cargas essenciais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Robinson Barreirinhas em dia de trabalho na Receita Federal Foto: Washington Costa/MF

(Brasília-DF, 01/08/2025). Na próxima terça-feira, 5 de agosto, a Bancada do Norte realiza, no próximo dia 5 de agosto de 2025, fará uma homenagem ao ao secretário especial da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas.

O evento reconhece publicamente o papel decisivo do secretário na superação dos desafios logísticos e institucionais enfrentados durante as duas grandes vazantes que impactaram severamente a região nos últimos dois anos.

Durante os períodos críticos de estiagem, quando rios chegaram a níveis historicamente baixos, o secretário atuou com sensibilidade institucional e celeridade na liberação alfandegária de cargas essenciais, reduzindo os impactos para o abastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis em estados como Amazonas, Acre e Rondônia, na Região Norte.

A homenagem é uma forma de agradecer o esforço técnico e o compromisso com a região amazônica, que possibilitaram a adoção de medidas emergenciais e estruturais fundamentais para o escoamento da produção e o funcionamento de serviços públicos.

“A atuação da Receita Federal, sob liderança do secretário Robinson Barreirinhas, foi determinante para destravar gargalos logísticos que poderiam agravar ainda mais a crise humanitária provocada pelas vazantes”, destaca o coordenador da Bancada do Norte, deputado federal Sidney Leite (PSD-AM).

A ação da Receita também incluiu o reforço de equipes técnicas para garantir o trânsito aduaneiro em locais onde o acesso tradicional havia sido comprometido, buscando soluções para garantir a continuidade do comércio exterior, como o uso de embarcações menores para transbordo e o apoio logístico. Tais medidas foram fundamentais para mitigar os efeitos das secas extremas sobre o comércio regional e os serviços públicos essenciais.

Será um jantar no restaurante Dom Francisco, em Brasília, no Distrito Federal a partir das 19 horas.

( da redação com informações e textos de assessoria. Edição: Política Real)