31 de julho de 2025
TELEMEDICINA NA AMAZÔNIA

Ana Estela Haddad explica para Bancada do Norte como irá funcionar a telemedicina e que a região Norte é prioridade para o chamado SUS digital

Veja mais

Por Política Real
Publicado em
Sidney Leite, Alessandra Hader, Estela Haddad, Professora Marcivânia e. Airton Faleiro, posam ao final da reunião Foto: Política Real

(Brasília-DF, 22/10/2025) Na tarde desta quarta-feira,22, Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital, recebeu na sede do Ministério da Saúde, um grupo de deputados e deputadas da Bancada do Norte para expor detalhes sobre a chamada telemedicina, com foco em suas funcionalidades, benefícios e possibilidades de aplicação, notadamente na Amazônia. O evento foi coordenado pelo deputado Sidney Leite (PSD-AM).

Além do coordenador da Bancada, estiveram as deputadas Fátima Pelaes (Republicanos-AP), Professora Marcivânia (PC do B-AP), deputada Dra. Alessandra Haber (MDB-PA) e o deputado Airton Faleiro (PT-PA)

Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, disse que o programa, que está nos primeiros momentos, tem como foco o “Agora Mais  Especialistas” e vai escutar as sugestões dos parlamentares, assim como as regiões Norte e Nordeste são prioridades. Veja a íntegra da fala da secretária à Política Real:

Política Real:   Sra. Secretária, a Bancada do Norte está se reestruturando agora. O deputado Sidney Leite, muito preocupado na possibilidade da Telemedicina, que é uma faceta do SUS Digital, atender a região Norte, que é uma região de distâncias fenomenais.  Como a senhora avaliou essa reunião? E há também a sugestão dele da bancada, hoje que tem recursos de emendas, poder também se ajustar a esse cenário, que é algo novo?

Ana Estela Haddad:  Então, a gente está avançando bastante com todas essas ações, com destinação de recursos, mas também com orientação e cooperação técnica para implantar as políticas. E é muito positivo que a gente tenha tido essa oportunidade de estabelecer com a bancada da região Norte, com o deputado Sidney, essa interlocução mais próxima, que começou com o ministro Padilha e agora continua com as equipes técnicas. E hoje nós pudemos apresentar um pouquinho das ações do programa “SUS Digital”, do “Agora Tem Especialistas.”

Vamos passar esse material para que a bancada possa se apropriar e nos alinharmos as emendas com os programas, e com isso poder favorecer o atendimento do SUS para a população da região Norte, que é onde a gente tem os maiores desafios.

Política Real:  O deputado Faleiro, que é lá do Pará, o Pará está em moda por causa da COP30, falou também, pela experiência dele, que seria interessante que o programa se integrasse com outros programas do sistema. Foi um grande prazer. Como a Senhora vê  essa sugestão?

Ana Estela Haddad:  Sim, a gente já está trabalhando, mesmo no Ministério do “Agora Tem Especialistas”, é o nosso carro-chefe.

E todas as outras ações, elas se integram e vão se desenhando a partir desse programa. Principalmente na saúde, um olhar mais sistêmico, que pensa o atendimento como um todo, a jornada do paciente, não apenas uma especialidade de forma específica, de forma mais fragmentada, a gente não vai resolver o problema. E a própria saúde também, a intersetorialidade com a educação, com a assistência social, com a promoção da saúde, porque é onde a pessoa mora, as questões do território, do clima, todas elas têm impacto e influência.

Então, a gente tem procurado trabalhar de uma maneira ampliada, sistêmica e colaborativa entre as secretarias do Ministério e também com outros ministérios.

 

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)