Na busca de enfrentar o crime organizado na Amazônia, PF crias duas delegacias no interior do Amazonas
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF,22/12/2025). Nessa segunda-feira, 22, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou a Portaria MJSP nº 1.112, publicada no Diário Oficial da União (DOU), oficializando a criação de duas novas delegacias da Polícia Federal no interior do estado do Amazonas (AM), nos municípios de Humaitá e Tefé.
A medida representa um ação para interiorização das ações da Polícia Federal e no fortalecimento da presença do Estado brasileiro na Amazônia Legal, no combate ao crime organizado.
A instalação da delegacia da Polícia Federal em Humaitá fortalece a presença da instituição na Amazônia Legal e representa um avanço relevante para a região. No sul do Amazonas, a atuação da Polícia Federal é essencial no enfrentamento ao tráfico de drogas, ao contrabando e, sobretudo, aos crimes ambientais, como a exploração ilegal de madeira, a caça de animais silvestres e o garimpo clandestino.
A nova unidade de Humaitá contará, em sua estrutura inicial, com um chefe de delegacia e pelo menos cinco subchefias, assegurando capacidade administrativa e operacional para atender às demandas locais e regionais.
A delegacia de Tefé, situada em uma área estratégica do médio Solimões, será estruturada também com um chefe de delegacia e cinco subchefias, ampliando a atuação da Polícia Federal em uma região de grande importância logística, social e ambiental.
A PF e o Ministério da Justiça afirmam que “a criação das delegacias de Humaitá e Tefé, a Polícia Federal reafirma seu compromisso com a segurança pública, o enfrentamento ao crime organizado, a proteção do meio ambiente e a presença institucional no interior do Amazonas, fortalecendo a atuação federal em áreas estratégicas da Amazônia Legal.”
A Portaria MJSP nº 1.112 regulamenta a estrutura regimental do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e detalha as unidades administrativas constantes do quadro demonstrativo dos cargos comissionados executivos e das funções comissionadas executivas, previstas no Anexo II ao Decreto nº 11.348, de 1º de janeiro de 2023.
Centro de Cooperação Internacional da Amazônia
A Polícia Federal conta com o Centro de Cooperação Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), que une forças policiais nacionais e internacionais para proteger a região.
(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)